Descubra o que é pergolado e como ele pode ser estruturado

Descubra o que é pergolado e como ele pode ser estruturado
3 meses atrás

Buscar informações sobre o que é pergolado é algo muito comum, pois embora esse tipo de estrutura seja bem antiga, seu uso nas casas está se tornando mais frequente nos dias atuais. 

O pergolado é uma estrutura de madeira ou outro material resistente como o concreto ou ferro, formado por pilares ou colunas, que podem ser cobertos ou não. 

Normalmente a estrutura vazada, sem cobertura é mais comum, pois proporciona um leve sombreamento e ainda permite um ambiente arejado. Entretanto, a cobertura faz com que ele seja mais funcional, pois fornece uma maior proteção contra chuvas ou sol muito quente.

Como o pergolado pode ser estruturado?

Embora muitas pessoas optem por usar o pergolado sem cobertura, não há como negar que em determinados ambientes essa ideia pode não funcionar tão bem. 

É o caso de varandas interligadas às cozinhas. Geralmente nesses espaços possuem geladeiras, fornos, fogões, TV e muitos outros eletrodomésticos sensíveis à água. 

Portanto, deixar o pergolado sem cobertura pode danificar os equipamentos e ao mesmo tempo interferir na segurança dos presentes em dias de chuva.

Opções de cobertura

Agora que você já sabe o que é pergolado, é importante  conhecer os tipos de cobertura que podem ser colocadas nele. 

Antes disso, é importante saber que a escolha do material que será usado deve ser feita com bastante cautela. Isso porque alguns tipos de coberturas de má qualidade, podem oferecer um bom preço, mas não garantem a qualidade e a segurança necessárias. 

Sem contar que podem comprometer a estética do espaço, desvalorizando seu imóvel e o espaço de lazer.

Veja abaixo as principais opções:

Cobertura revestimento em vidro: esse é um tipo de cobertura muito usada por favorecer um ambiente claro e elegante. Além disso, protege o ambiente interno em dias chuvosos e do excesso do raios solares sem abrir mão da qualidade.

Coberturas em policarbonato alveolar: esse tipo de cobertura possui divisões internas que se assemelham a vidros canelados. 

Embora esse tipo de cobertura proporcione um ambiente claro, ele não é tão transparente como o vidro. Mas é uma excelente opção para quem deseja um ambiente claro e bonito.

Coberturas em policarbonato compacto: embora seja um material bastante semelhante ao vidro, este tipo de cobertura é muito mais resistente. 

Além disso, podem ser móveis ou fixas produzidas em metalon ou alumínio. A escolha do material para fazer a cobertura deve ser feita tendo como base a estrutura utilizada.

Conclusão

Se você não sabia o que é o pergolado, certamente o artigo acima ajudou a entender um pouco mais sobre o assunto. 

É importante escolher com cuidado qual será o tipo de estrutura que vai compor a decoração da sua casa para que ele seja um complemento da decoração externa. Além disso, o material escolhido para a estrutura e para a cobertura precisa ser de qualidade. 

Na Betel Toldos você encontra as melhores e mais bonitas coberturas para o seu pergolado. Entre em contato conosco ainda hoje.