Quais são os tipos de pergolado? Conheça aqui!

Quais são os tipos de pergolado? Conheça aqui!
1 mês atrás

Os pergolados são estruturas ideais para decorar a área externa de uma casa, sendo assim, existem tipos de pergolados variados.

Geralmente eles são construídos e instalados em jardins, quintais, varandas, corredores e vários outros ambientes da casa.

O pergolado é capaz de gerar sombra em espaços abertos, dando mais conforto, luminosidade e tranquilidade a um ambiente. 

Seu teto pode ser preenchido por uma cobertura ou por plantas, que dão um design atual ao local, entretanto, as plantas colocadas sobre pergolados são as que precisam de apoio para crescer. 

A palavra pérgola é um sinônimo de pergolado, que provém da Itália e é derivada do Latim. Até hoje na Itália, as pérgolas são utilizadas como apoio para plantas e cultivo de parreiras de uva. 

Que tal conhecer os principais e mais famosos pergolados disponíveis no mercado? 

Pergolado de madeira

Excelente para dar um sombreamento ao jardim e áreas externas de uma casa, o pergolado de madeira é feito de colunas em posições paralelas e uma grande cobertura, que pode ser aberta ou fechada. 

O Pergolado de Madeira é o mais comum e o mais famoso entre os tipos de pergolados, além disso, é um item de decoração utilizado na arquitetura de vários projetos.

Sua principal vantagem é que este tipo de pergolado pode ser instalado em locais onde a sua cobertura pode ser feita com plantas ou alguns tipos de telhas especiais.

Além disso, o pergolado de madeira quando recebe os raios solares e sua radiação, fornece proteção às paredes reduzindo a temperatura sob o mesmo.

Pergolado de ferro

O pergolado de ferro é outra excelente opção de estrutura que auxilia na proteção e decoração de garagens, jardins e espaços de lazer.

Tem uma enorme vantagem pela sua resistência, qualidade e durabilidade. Além disso, o pergolado de ferro une estilo e versatilidade, que são enquadrados a diferentes estilos de arquitetura.

Geralmente, pela sua alta resistência, é aplicado a corredores, sacadas e varandas, onde a ação climática é maior.

Pergolado de alvenaria

Geralmente este é o tipo de pergolado mais completo, pois conta com vigas espaçadas, desta forma permitem transformar qualquer ambiente em um local rico e translúcido.

Assim como os demais tipos de pergolados, o pergolado de alvenaria também pode servir como apoio para plantas, como trepadeiras e videiras.

São essenciais quando falamos em proteção e iluminação natural, proporcionando um ambiente para descanso aconchegante e iluminado, além de ser muito confortável.

Na maioria das vezes o pergolado de alvenaria é usado para oferecer cobertura a áreas de  piscina ou hidromassagem.

Pergolado com cobertura ou sem?

Não é explicitamente necessário instalar uma cobertura no sobre o pergolado, mas, contar com essa variação irá permitir que você crie um ambiente protegido do sol, chuva , sereno e demais ações da natureza e do clima.

Contar com uma cobertura para pergolado, irá garantir uma maior vida útil ao pergolado, além de oferecer maior proteção a plantas, móveis e outros objetos que ficam sob a cobertura.

Dentre os principais que podem ser utilizados como cobertura para pergolados estão o policarbonato, forros em fibras naturais, vidro e a própria madeira.

Para instalar toldos e cobertura em sua casa e deixá-la com um design mais atraente, é bom contar com quem entende de pergolados e vários tipos de coberturas.

Quer criar um deck, uma varanda ou piscina e não quer deixá-los sem a devida proteção? Conte com a Betel Toldos, uma empresa referência no ramo de toldos e a mais especializada de BH e região.

Entre em contato e solicite um orçamento, estamos prontos para lhe auxiliar em seu novo projeto.